Escoliose
Tratamentos para Escoliose em São Paulo
Tratamentos para Escoliose
Existem diferentes tratamentos para escoliose. A definição vai depender de uma análise do quadro, a fim de verificar uma série de questões individuais do paciente para que seja feito o mais adequado.
Para crianças com deformidade na coluna, indica-se a observação, a fim de acompanhar se a curva apresenta progressão. Serão solicitados exames para o acompanhamento e consultas periódicas, a fim de avaliar se houve alterações e prosseguir com o tratamento, se necessário.
A observação pode ser indicada também para curvas moderadas (< 40º a 45º) .
Em casos de progressão da curva (entre 25º e 45º) com a criança ainda em fase de crescimento, poderá ser indicado o uso de um colete, a fim de manter a curva controlada e impedir a progressão do quadro durante o crescimento até que seja realizada a correção por meio do procedimento cirúrgico caso a paciente deseje operar.
Há quadros em que é necessária a colocação de gesso no colete, a fim de alcançar a maior correção possível da curva.
O tratamento cirúrgico pode ser indicado para crianças se houver progressão da curva, mesmo com uso do colete. É recomendado para curvaturas acima de 40º para adolescente e 50º para adultos. Caso haja desconforto estético e problemas relacionados à autoestima, a cirurgia pode ser considerada para curvas menores.
Sintomas da Escoliose
A escoliose pode se tornar uma suspeita ou ser identificada a partir de uma série de sinais, tais como:
- Desalinhamento entre os ombros, ou seja, um mais elevado que o outro;
- Ao soltar os braços ao lado do corpo, nota-se um espaço maior entre o tronco e o braço em um dos lados do corpo;
- Diferença entre as escápulas, sendo possível notar que uma está mais alta que a outra;
- Diferenças entre o lado esquerdo e o direito do corpo na região da cintura;
- Através do teste de Adams, é possível notar que o paciente, ao inclinar-se para frente com os braços soltos e manter a coluna em plano horizontal, apresenta um dos lados mais saliente que o outro;
- Desalinhamento no quadril, ou seja, um lado mais saliente que o outro.
O que é Escoliose?
A coluna vertebral possui curvas naturais no eixo sagital, como, por exemplo, a cifose torácica e lordose lombar.
No entanto, é possível haver a formação de curvas laterais na coluna, condição denominada escoliose, na qual a coluna apresenta a forma de um “C” ou “S” no lugar de uma linha reta, como deveria ser. Além disso, algumas vértebras podem apresentar-se levemente rotadas, causando assimetria dos ombros e/ou da cintura.
Escoliose é um termo descritivo, e não um diagnóstico. Mais de 80% dos casos são de causa desconhecida, isto é, classificados como “escoliose idiopática”, que significa “de causa desconhecida”. É um tipo mais comum em adolescentes.
Outros tipos de escoliose são a Congênita, em que o bebê já nasce com má-formação das vértebras que causa a condição, a Degenerativa que ocorre na fase adulta por conta do desgaste articular e a Neuromuscular, causada devido a condições neurológicas.
Agende uma Consulta
Clínica especializada em Coluna - SP
Consolação
Avenida Angélica, 2491 - 9º andar
São Paulo - 01227-200
Telefones
Telefone: (11) 91549-9334
WhatsApp: (11) 91549-9334
Sobre o Profissional
Dr. João Paço Vaz de Souza
João Paço Vaz formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP) e fez a residência em Ortopedia na USP. É também especializado em cirurgia de coluna pela mesma instituição.